10 conselhos de vida que você deveria levar a sério

· 3 minutos de leitura
10 conselhos de vida que você deveria levar a sério

Muitas vezes, com o dia a dia corrido e cheio de problemas, deixamos a vida passar sem nem perceber. Com isso, além de perder o melhor da vida, que é a jornada, você também deixa de fazer as coisas mais importantes. E, por mais óbvias que elas sejam, é muito fácil de deixar passar.

Nesse artigo, separamos 10 conselhos de vida da Psicologa Julie Gurner que você deveria considerar começar a praticar agora. Eles são quase que um tópico obrigatório de uma vida feliz e cheia de realizações.

Não tome decisões quando estiver com raiva

Você já deve ter ouvido isso várias vezes e, por mais óbvio que possa parecer, ainda sim é difícil de seguir. A raiva nos deixam cegos.

Muitas pessoas traem os seus cônjuges, entram em brigas físicas desnecessárias, respondem por impulso ou deixam seus empregos simplesmente porque estavam “com raiva”. Não faça isso! Acalme-se, pense e depois decida. Em praticamente todos os casos, a decisão tomada depois da raiva é, ou teria sido a melhor.


Seja você mesmo

Muitas pessoas sofrem porque se sentem pressionadas a ser algo que elas simplesmente não são. O mundo, os nossos pais, amigos, colegas de trabalho, todo mundo espera que você seja alguma coisa ou espera que você aja de uma determinada maneira.

Não se deixe levar pelo que os outros esperam. Faça o que você quer, do jeito que você quer. É claro, existem normas sociais e alguns pilares básicos de conduta. Entretanto, você somente será feliz quando você abraçar quem você realmente é. É muito "caro" ser outra pessoa.


Não se preocupe com as coisas pequenas

As coisas mundanas, o dia a dia, as pequenas frustrações do dia costumam nos consumir muita energia. Levamos as coisas pequenas muito a sério. Até que um dia as coisas realmente grandes chegam, como uma doença, a perda de uma pessoa querida ou uma dificuldade financeira.

Diante das coisas grandes, dos eventos realmente importantes, nos esquecemos quase que instantaneamente das picuinhas do mundo. Porque esperar? Comece agora a se preocupar menos com coisas pequenas.


Conheça o seu valor

Quando você conhece o seu valor, você não tolera coisas que te desvalorizam, e isso é muito valioso. Conhecer o seu valor faz com que você tenha confiança e crie o enquadramento necessário para cada situação.

Na prática, quando você se valoriza, as pessoas ao seu redor também te valorizam. Isso não tem nada a ver com ser arrogante, mas sim em reconhecer as suas próprias virtudes e não aceitar menos.


Está tudo bem em pedir ajuda

Seja por eventos da infância ou por uma falta de prática de coragem, crescemos com a ideia que é pedir ajuda é ruim, que é fraco. Entretanto, não tem problema nenhum em pedir ajuda.

A maioria das pessoas está disposta a ajudar. Quando você pede ajuda, você demostra a sua fragilidade e isso o deixa mais forte. Não deixe as coisas chegarem em um ponto que não tem mais volta. Se você precisar, peça ajuda!


Com quem você se casa é uma das decisões mais importantes que você tomará.

Esse é um conselho muito sub-julgado, mas que é super importante! A pessoa que você caso é possivelmente a pessoa com a qual você vai mais passar tempo em todo a sua vida.

Escolha alguém que seja realmente o seu parceiro, alguém que compartilhe os mesmos fundamentos e que tenha a mesma visão de mundo que você!


Arranje tempo para as pessoas que você ama

Esse é um conselho simples mas facilmente esquecido na correria do dia a dia. Não interessa o quão ocupado você seja ou esteja, arrume um tempo para falar com os seus pais, seus avôs ou até mesmo seus filhos.

Um arrependimento quase que universal é o desejo de ter feito diferente quando as pessoas que amamos se vão. Isso vale para pais e para filhos.


O melhor momento para começar é agora

Como já dizia o provérbio chinês: O melhor momento para plantar uma arvore foi a 10 anos, o segundo melhor momento é agora.

É muito mais comuns as pessoas se arrependerem do que não fizeram. Não existe momento ideal, não existe situação perfeita. Na maioria das vezes, o momento perfeito é no exato segundo que começamos. De uma forma ou de outra o caminho se constrói.


A melhor vingança é viver bem.

Guardar rancor, cultivar um sentimento de vingança, se arrepender pelo que poderia ter sido. Essas coisas servem somente para te consumir emocionalmente.

Deixe para trás aquelas pessoas que te fizeram mal. Cuide da sua vida, aprenda com os erros e siga em frente. Dê a si mesmo o presente de esquecer as pessoas que não merecem a sua lembrança. Não permite que quem te fez mal ocupe espaço na sua cabeça. A melhor vingança é ser feliz!


Trate os outros como você gostaria de ser tratado

Este é certamente um conselho que não levamos a sério o suficiente. Se todos tratássemos os outros como gostaríamos de ser tratados, o mundo certamente seria um lugar muito melhor para todos nós. Simples assim!

Os 10 conselhos foram retirados de uma postagem do Quora e o texto foi escrito pela equipe de redação da A CURVA.

Obrigado pela leitura, seja a sua melhor versão sempre!