O potencial máximo que uma pessoa é capaz de alcançar é, em sua grande maioria, determinada pelos seus hábitos.
Se você quiser saber como você estará daqui a 10 anos, basta que você observe os seus hábitos e comportamentos. Observe aquilo que você faz todo dia.
Em 10 anos, uma pessoa que se exercita e se alimenta bem todos os dias terá mais saúde, mais disposição e possivelmente terá conquistado mais coisas na vida do que uma pessoa sedentária que vive de de comer porcaria.
Nesse artigo, separei 9 hábitos que são muito pouco falados e alguns as vezes até tidos como extremos. Entretanto eles podem ser muito poderosos se usados com sabedoria e foco no progress.
Deixe o NÃO como a sua resposta padrão
Dizer não é difícil! A moeda mais valiosa do mundo atual é a atenção. Tudo mundo está brigando pela sua atenção. Quanto mais NÃOs você falar, mais tempo para SIMs incríveis você terá.
Pode parecer óbvio, mas se você diz muitos SIMs, quando aparece alguma coisa realmente interessante, você já não tem espaço, ou então não pode se dedicar de cabeça.
Treine por um tempo para que a sua resposta padrão seja NÃO. Avalie os resultados e normalize priorizar o que realmente significa.
Algumas pessoas acham que foco é sobre dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. - Steve Jobs
Sempre escreva as memórias mais bonitas da sua vida
Observe que esse é um hábito de escrever e relembrar as suas memórias mais bonitas, não necessariamente as suas conquistas diárias.
Embora seja muito positivo você escrever todos os dias o que você fez de positivo no dia, não é sobre isso que estamos falando aqui. É sobre relembrar os momentos da sua vida que te inspiram. Aquelas lembranças que te arrancam um sorriso imediato e genuíno.
Por exemplo, se você alguma vez ganhou um campeonato de alguma coisa quando criança, quando você superou um primeiro medo ou então a melhor comida que você já comeu. Enfim, é uma conexão ao seu passado mais íntimo, que está sempre protegido com uma áurea de felicidade.
Quando você escreve, além de se lembrar, você poderá sempre se reconectar com aquele momento de uma maneira mais intensa.
Nunca se lamente por decisões que você tomou no passado
Ficar se lamentando por um decisão tomada no passado é um dos fardos mais pesados de se carregar. Mas ao mesmo tempo é um dos mais fáceis de deixar para trás.
Lembre-se que lamentar é deferente de se arrepender. O arrependimento é positivo quando te faz refletir e aprender com a situação. Já a lamentação é um peso morto. É uma energia que se gasta em troca de nada positivo.
A melhor forma que eu conheço de não se lamentar pelas decisões que você tomou no passado é pensar que você decidiu com base nas informações que você tinha no momento. Pensa que se você pudesse voltar no momento de uma decisão ruim, mas apenas com as informações e sentimentos que você tinha na época, provavelmente você tomaria a mesma decisão. Ou seja, se lamentar é irrelevante.
Com relação ao passado, pegue o que foi ruim, junte com o que foi positivo, transforme em aprendizado e siga a vida!
Presenteie com a despedida
Muitas vezes na vida, gastamos tempo e energia demais com pessoas que não merecem. Essas pessoas podem ser amigos, familiares, colegas de trabalho ou parceiros de negócio.
Por mais duro e insensível que possa parecer, muitas vezes precisamos tirar essas pessoas da nossa vida. Os motivos são muitos, as vezes uma grande amigo tomou um caminho diferente do seu ou o seu colega de trabalho não compartilha com os mesmos valores que você. Na pior das hipóteses a pessoa que você tem como amigo, está se aproveitando de você. Nem sempre no sentido pejorativo, mas por exemplo te procurando apenas em momentos ruins, mas esquecendo de você em momentos de alegrias e conquistas.
Uma das maneiras mais nobres de cortar relação com pessoas próximas mas que não te fazem bem é simplesmente dizer adeus. É não acusar e nem cobrar nada. É simplesmente se afastar, de forma natural, assim como um barco deixa o porto e segue o seu caminho.
Uma das maneiras mais nobres de cortar relação é simplesmente se afastar, de forma natural, assim como um barco deixa o porto e segue o seu caminho.
Considere que você não sabe nada
Você não precisa saber tudo, você não precisa ter uma resposta ou uma opinião para tudo o que aconteceu ou tudo o que te perguntam.
Dizer que você não sabe nada sobre determinado tópico é uma excelente maneira de você não se desgastar com tópicos que não interessam. Além disso, é uma oportunidade de você se treinar abordagens extremas e treinar a sua vulnerabilidade.
Tome as suas decisões sem esperar por aprovação
Cuidado, você precisa utilizar esse conselho com sabedoria dependendo do seu contexto. Muitas vezes as principais decisões da nossa vida são tomadas buscando aprovação dos outros. Decidimos com base no que os nossos pais, nossos amigos, esposas e maridos, parentes, enfim, decidimos com base no que os outros esperam, no que os outros vão "aprovar".
O ponto principal é que a decisão de última instancia tem sempre que ser sua, a mais honesta possível com você mesmo.
Você pode escutar conselhos, considerar opniões, olhar sob outra óptica, principalmente das pessoas mais próximas, mas a decisão não deve nunca ser uma busca por aprovação. Nunca deve ser baseada no que os outros esperam.
É um hábito difícil de treinar, você pode magoar as pessoas mais próximas, mas ele é extremamente importante.
Coloque você em primeiro lugar sem sofrer emocionalmente
Pessoas bem sucedidas e emocionalmente fortes conseguem se colocar em primeiro lugar sem que isso lhe custe um sofrimento emocional.
Muitas vezes é difícil "ficarmos do nosso lado", defendermos a nós mesmos sem que isso custe uma energia emocional. Sem que tenhamos que criar justificativas ou pensar se estamos realmente certos.
Entretanto, tenha o hábito de pensar em você primeiro, por mais egoísta que isso possa parecer, mas você é a pessoa mais importante para você mesmo. Faça mais das suas vontades e não se preocupe com isso. Treine dizer não quando você realmente não quer fazer. Treine pedir e fazer quando você realmente quer. Treine não parar o que você está fazendo para atender os outros. E o mais importante, treine não se desgastar emocionalmente com isso.
Não acredite de primeira no que você vê ou sente
Esse é um hábito sobre estar presente. O mundo está sempre nos pregando peças, se não ficarmos atentos, nós perdemos o nosso poder de escolha. Muitas das coisas que você vê, faz e escolhe, foram decisões tomadas por você, de forma subconsciente.
Um grande exemplo para ilustrar esse hábito é ir no supermercado com fome. Você acaba comprando o que não precisa e gastando mais do que deveria. É o subconsciente decidindo por você. Tenha o hábito de se preparar de estar presente e compreender se o que você está vendo e sentido é real ou é uma armadilha porque você não está totalmente presente.
Faça da consistência um dos seus principais pilares
Consistência é talvez a principal chave para o sucesso de forma geral. Mas também é uma das virtudes mais difíceis de de alcançar. Principalmente no mundo atual, onde todas as coisas são altamente otimizadas para "roubar a sua atenção".
Quando você, de forma consciente começa a pensar sobre consistência, ela vai surgindo de forma cada vez mais constante na sua vida.
A melhor forma de treinar a consistência, é ter cada vez mais sucessos como a consistência. Isso significa que você tem que se comprometer com algo e realmente conseguir se manter por um grande período de tempo ou até que o seu objetivo tenha sido alcançando.
A pegadinha da consistência está justamente no tempo, mesmo uma coisa pequena e fácil, vira um grande desafio quando você tem que fazer todos os dias por anos. Exceto quando vira um hábito!
Comece com coisas pequenas, por exemplo fazer 1 minuto de alongamento por dia. Mas se comprometa a fazer isso todos os dias por 1 mês ou por 3 meses. Se você tiver sucesso, aplique a consistência em uma coisa um pouco mais desafiadora. Se você falhar, continue, não pare. A consistência está em não parar, mesmo após um dia que você faltou, mesmo em um dia que você não está bem.
Esses foram os 9 hábitos poucos usuais mas que são super poderosos. Se você achou que faz sentido, experimente! Nada como experimentar, vai que alguma dessas dicas é o gatilho para o início de uma grande mudança.
Obrigado pela leitura, seja a sua melhor versão sempre!