Hábitos que talvez você não saiba que sejam ruins

Alguns hábitos que podem parecer positivos em um primeiro momento, são em grande parte ruins.

· 4 minutos de leitura
Capa do artigo Hábitos que talvez você não saiba que sejam ruins

Nem todos os hábitos ruins são claramente ruins. Quero dizer, alguns hábitos podem parecer positivos em um primeiro momento, principalmente se trazem junto uma natureza positiva, como por exemplo o perfeccionismo.

Entretanto, nem sempre algo tido como positivo é benéfico. Nesse artigo eu trago 5 hábitos que talvez você não saiba que sejam ruins. Eu me para a lista, eu me inspirei em um thread do Twitter publicada pelo Ben Meer.

1) Estudar como forma de procrastinação

Uma das formas mais eficientes de não fazer o que precisa ser feito é estudar. Observe que a linha é muito tênue entre estudar e procrastinar.

É socialmente aceitável estudar, ninguém te condena porque você está estudo. Mas isso é uma maneira muito eficiente de de auto-sabotar. É frequente pessoas que fazem pós-graduação porque não sabem o que fazer ou porque fogem de algum desafio.

Assim como também é bem comum cairmos na armadilha do aprendizado para postergar o máximo a atividade mais importante, que é de fato iniciar. Por exemplo, você quer montar uma loja virtual. A etapa mais importante é colocar a loja no ar, entretanto você fica horas, dias e semanas, "estudando" qual é a melhor ferramenta, quais são os truques para aumentar a vendas, quais os meios de pagamento mais baratos, etc., quando na verdade você deveria apenas começar.

Lembre-se, o único conhecimento válido é o conhecimento que você aplica na prática. Qualquer coisa diferente disso, é um hobby.

2) Dizer SIM para tudo

Esse é um hábito controverso pois, ao mesmo tempo que é positivo experimentar coisas novas e estar presente, também é negativo porque nem sempre quando dizemos SIM, realmente queremos dizer SIM.

Um dos caminhos mais eficientes para a frustração, burnout e depressão é dizer SIM quando na verdade você quer dizer NÃO. É preciso ter coragem para dizer não.

Veja que, assim como dizer SIM para tudo, dizer NÃO para tudo também não é positivo. Uma forma legal de começar a sua balança de SIMxNÃO é usar a técnica do super sim. Basicamente funciona assim: se o seu primeiro pensamento a pensar em alguma coisa seja: "Nossa, claro que SIM!", então a resposta é SIM. Qualquer coisa menos que isso, talvez você devesse pensar melhor ou dizer NÃO.

3) Perfeccionismo

Outro hábito que é uma pegadinha. Ele, na maioria das vezes é mais negativo que positivo. Você já deve ter ouvido aquela famosa frase:

Antes feito do que perfeito.

Nos dias atuais isso é ainda mais verdade, pois tudo é muito rápido, dinâmico e efêmero. O volume é tão importante quanto a qualidade. Ninguém acerta sempre, mas, mas quem tenta mais, acerta mais. Mas é impossível tentar muito se você busca a perfeição. As coisas nunca são perfeitas.

Isso vale para praticamente qualquer área. Não existe banda que todas as músicas são boas, não existe escritor que todos os artigos são perfeitos. Tente mais, experiementar mais. Entregue a tarefa quando ela estiver "boa" e siga para a próximo.

Outro ponto legal de destacar é que o perfeccionismo é irmão da procrastinação. O medo de não fazer uma coisa perfeita, pode estar te impedindo ate mesmo de começar. Deixo aqui duas reflexões:

"O medo de perder não pode ser maior que a vontade de ganhar."

"Se você está evitando o fracasso, está evitando o sucesso."

Esse texto estava na minha caixa de rascunhos a várias semanas. Eu sei que não está perfeito, mas pelo menos está feito e publicado. 🙂

4) Não ter tempo sem consumir nada

Você já deve ter ouvido falar que a moeda atual do mundo é a atenção. Tudo e todos estão tentando "roubar" um pouco da sua atenção (inclusive eu nesse artigo, estou competindo com a tarefa que você tem que entregar, com o filme que você ainda não viu ou com o feed do Instagram que nunca tem fim).

Então se você não tiver uma certa diligência sobre o que você consome, é fácil cair na armadilha de SEMPRE estar consumindo alguma coisa. Sempre tem uma música para escutar, um episódio novo de um podcast, um livro que está na hipe, um filme que acabou de sair, aquelas 5 series que você acompanha que tem temporada nova, etc.

Vou te dar um exemplo do que quero dizer sobre ficar um tempo sem consumir nada. Qual foi a última vez que você foi para o trabalho, ou para a academia que você não estava escutando nada? Qual foi a ultima vez que você almoçou sem conversar com ninguem? Qual foi a ultima vez que você parou 10 minutos para pensar na vida, sem celular, ser nada?

É sobre isso, é sobre deixar espaços em branco. É sobre escolher não consumir nada em certos tempos do dia.

5) Tentar ser bom em tudo

Esse é outro hábito comum nos dias de hoje. Como somos sempre bombardeados de conteúdos, videos, artigos sobre diversos assuntos, temos a tendência de pensar que temos que ser bons em tudo.

As redes sociais criam falsas imagens de perfeição, de pessoas que parecem ser boas em tudo, quando na verdade elas mostram apenas uma face de todo o processo. Mesmo as pessoas mais bem sucedidas não são boas em tudo. A diferença entre eles é, talvez, que elas sabem disso e terceirizam.

Outro ponto importante sobre isso é com relação ao foco. Você nunca será bom em UMA coisa, se você tentar ser bom em um monte de coisas. É meio clichê, mas vamos pegar como exemplo qualquer atleta, não existe um atleta que seja o melhor do mundo em 2 ou 3 modalidades. Não tem como ser medalha de ouro em basquete e futebol. O mesmo vale para a vida profissional. Você não vira um super especialista, sendo um super generalista.

Abraçe o fato que você não é e não será bom em tudo. Use isso a seu favor. Invista o mínimo viável para ser bom em alguma coisa e siga em frente no seu foco principal.

Só uma observação quanto a isso, quando falo em não ser bom em tudo, eu me refiro e especialidades, ou seja, não estão incluídas ai as chamadas soft skills. Você sempre pode treinar e melhorar a sua comunicação, os seus relacionamentos, etc.


Então é isso, esses são os 5 hábitos que separei me inspirando na lista do Ben Meer. Espero que você tenha gostado. Se de alguma forma foi positivo, considere se inscrever gratuitamente na newsletter, além de outros benefícios, você também poderá enviar comentários nesse artigo.

Obrigado!


Thread do Twitter usada como inspiração para o artigo: